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A importância de criar e usar um planejamento de Marketing Digital para o crescimento da empresa.

Por onde começar se você quer desenvolver uma estratégia de marketing digital? É um desafio comum, já que muitas empresas sabem como são vitais canais digitais e móveis na aquisição e retenção de clientes. Eles ainda não possuem um plano integrado para crescer e engajar efetivamente suas audiências. Eles sofrem de 10 problemas que irei ressaltar neste artigo.

1 – Você está sem direção

Acho que as empresas sem uma estratégia digital (e muitas que fazem isso) não têm uma meta estratégica clara para o que desejam alcançar on-line em termos de conquistar novos clientes ou construir relacionamentos mais profundos com os já existentes. E se você não tem metas com os objetivos de marketing digital, provavelmente não coloca recursos suficientes para alcançar as metas e não avalia, por meio de análises, se está atingindo essas metas.

2 – Você não conhece sua audiência ou quota de mercado

A demanda do cliente por serviços online pode ser subestimada se você não tiver pesquisado isso. Talvez, mais importante, você não entenderá seu mercado: a dinâmica será diferente dos canais tradicionais com diferentes tipos de perfil e comportamento de clientes, concorrentes, proposições e opções para comunicações de marketing. Existem ótimas ferramentas disponíveis nas principais plataformas digitais, onde podemos descobrir o nível de demanda do cliente, recomendamos fazer uma análise de lacuna de pesquisa usando o Planejador de palavras-chave do Google  para ver como você está explorando a intenção dos pesquisadores para atraí-los para o seu site, ou ver quantas pessoas interessadas em produtos ou serviços ou setor você pode alcançar através do Facebook IQ.

3 – Os concorrentes existentes e em fase inicial irão ganhar quota de mercado

Se você não está dedicando recursos suficientes ao marketing digital ou se está usando uma abordagem ad-hoc sem estratégias claramente definidas, então seus concorrentes passarão a sua frente.

4 – Você não tem uma poderosa proposta de valor

Uma proposta de valor de cliente claramente definida, adaptada às suas diferentes pessoas-alvo, ajudará você a diferenciar seu serviço online, incentivando os clientes atuais e novos a se engajarem inicialmente e permanecerem leais. Desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo competitivo é fundamental para muitas organizações, já que o conteúdo é o que atrai seu público por meio de diferentes canais, como pesquisa, social, e-mail marketing e em seu blog.

5 – Você não conhece bem seus clientes

Costuma-se dizer que o digital é o “meio mais mensurável de todos os tempos”. Mas o Google Analytics e similares só informam volumes de visitas, não o sentimento dos visitantes, o que eles pensam. Você precisa usar outras formas de ferramentas de feedback do usuário do site para identificar seus pontos fracos e, em seguida, abordá-los.

6 – Você não está integrado (“desintegrado”)

É muito comum que as atividades de marketing digital sejam concluídas em silos, seja um especialista em marketing digital, seja em TI ou em uma agência digital separada. É mais fácil colocar o marketing digital em uma parte conveniente. Mas claro, é menos eficaz. Todos concordam que a mídia digital funciona melhor quando integrada à mídia tradicional e aos canais de resposta. Sempre recomendamos o desenvolvimento de uma estratégia integrada de marketing digital e, uma vez que a Transformação Digital esteja completa, as atividades de marketing digital farão parte do seu plano de marketing e farão parte do negócio como de costume.

7 – Digital não tem pessoas / orçamento suficientes, dada a sua importância

Um recurso insuficiente será dedicado tanto ao planejamento quanto à execução do marketing, e provavelmente haverá falta de habilidades específicas de marketing especializada, o que dificultará a resposta eficaz às ameaças da concorrência.

8 – Você está desperdiçando dinheiro e tempo com a duplicação

Mesmo se você tiver recursos suficientes, pode ser desperdiçado. Esse é particularmente o caso em empresas maiores, nas quais você vê diferentes partes da organização de marketing comprando ferramentas diferentes ou usando agências diferentes para executar tarefas semelhantes de marketing.

9 – Você não é ágil o suficiente para alcançar ou permanecer à frente

Se você observar as principais marcas on-line, como Amazon, Dell, Google, Tesco e Zappos, todas elas são dinâmicas – testando novas abordagens para conquistar ou manter o público on-line.

10 – Você não está otimizando

Toda empresa com um site terá análises, mas muitos gerentes seniores não garantem que suas equipes tenham tempo para revisar e agir sobre elas. Uma vez que uma estratégia permita que você obtenha o básico certo, então você pode progredir para a melhoria contínua dos aspectos-chave, como marketing de busca, experiência do usuário do site, e-mail e marketing de mídia social.

Então, esse é o nosso top 10 problemas que podem ser evitados com uma estratégia bem pensada. Quer definir qual melhor projeto marketing para sua empresa conquistar e fidelizar cada vez mais clientes? Entre em contato com a Planweb, que conta com ótimos profissionais e com grande conceito no mercado, desenvolvendo não somente projetos, mas sim satisfação e alta performance para seus clientes.