17 de maio – Dia Mundial da Internet – Podemos Comemorar?

Hoje, dia 17 de maio, desde 2006 é comemorado o dia mundial da internet. Antes de 2005, o dia 17 de maio era conhecido como o Dia Mundial das Telecomunicações, em comemoração à fundação da União Internacional de Telecomunicações (UIT), ocorrida em 1865. Portanto, o Dia Mundial da Internet mostra a evolução das mídias expostas na mesma data, incluindo a internet como uma ferramenta importante de comunicação.

Nós da Planweb temos ainda mais um motivo para celebrar essa data, pois neste período iniciamos nossa jornada por esse “mundo digital” desenvolvendo os primeiros sites, na época com o famoso Macromedia Flash.

Mas de forma geral, o que podemos comemorar no dia mundial da internet?

Basta olhar ao redor e já podemos perceber o quanto estamos dependente da internet, desde um acessório comprado em qualquer e-commerce ou mercado livre até o próprio smartphone que está o tempo todo conectado te trazendo notícias (boas e ruins) e recados das pessoas que podem estar milhares de quilômetros de distância.

Agora com a internet das coisas, ela pode estar presente em um simples ato de acender ou apagar a luz ou ainda naqueles momentos de relaxamento que você escuta sua música favorita.

Mas além desses diversos atos triviais que nos envolve na internet diariamente sem percebermos, há grandes e valiosos feitos em que a internet contribuiu e que devemos sim comemorar, como por exemplo:

Educação


Na educação, a internet abriu um grande filão didático, possibilitando buscar as informações contidas em bibliotecas, universidades, livrarias, pesquisadores de renomadas instituições dos mais variados cantos do mundo, sem contar o grande poder de compartilhar conhecimento e dicas em vídeos, redes sociais e blogs.

Investigação Criminalística

Sem dúvida a internet aumentou consideravelmente a capacidade da polícia resolver casos de sequestros, desaparecimentos e relacionados, mas gostaria de dar ênfase aqui aos casos de crianças desaparecidas que foram encontradas com a ajuda voluntária de internautas. Falando nisso, o site http://www.desaparecidos.gov.br e http://www.sicride.pr.gov.br são dois dos vários que fazem esse importante trabalho.

Empregos

Lembra como era a busca por emprego antes da internet? Apenas boca a boca, batendo nas portas das empresas e lendo os classificados. Hoje há milhares de sites especializados em oferecer vagas e buscar currículos, aproveitando que estamos falando nisso, posso indicar aqui nosso cliente e parceiro Talentos Brasil que tem colocado centenas de jovens no mercado de trabalho.

Agilidade nos negócios

Sabemos que o Brasil ainda é um país terrivelmente “Burrocrático” para muitas coisas, mas se analisarmos o quanto alguns processos cartorários e procedimentos fiscais já foram melhorados com a internet, com certeza teremos muito que comemorar.

Além disso, se saber utilizar as ferramentas corretas da forma adequada, um pessoa consegue fazer muito mais em termos de controle e administração de um negócio do que era possível há alguns anos atrás.

Conscientizações

Tudo hoje começa ou se expande na internet, e ela também tem trazido grandes benefícios em conscientizações em diversos assuntos importantes para nossa vida como, meio ambiente, saúde, educação, preconceito, sexualidade, espiritualidade e outros.

Mas nem tudo é alegria…

Embora são inegáveis os avanços e benefícios que a internet tem proporcionado até o momento, também são explícitos os malefícios dela pelo seu uso deturpado, afinal, quem está por trás da internet são seres humanos, com suas qualidades mas também com seus defeitos e maldades.

Não gosto de evidenciar coisas negativas, mas para que este texto seja equilibrado e real não podemos deixar de citar os crimes cibernéticos, pedofilia, violência, propagação de preconceito e até a manipulação de pessoas através de “jogos” como os casos recentes de baleia azul e outras coisas terríveis que temos presenciado na internet nos últimos tempos.

O fato é que devemos ter a consciência de que nossas atitudes é que definirão se devemos COMEMORAR ou LAMENTAR o DIA INTERNACIONAL DA INTERNET.

E você? Quanto a internet é útil e importante para você? Acha que devemos comemorar? Como pretende comemorar?