Afinal, oque a imagem do Unicórnio tem haver com tecnologia?

Porque o unicórnio virou febre

Nossas conversas nas redes sociais, em sua maioria vem sempre carregadas de muitos emojis! Eles servem para incrementar e deixar o diálogo mais criativo e expressando muito mais nossos sentimentos. Toda hora nosso teclado de símbolos ganha novidades, entre carinhas e sentimentos ainda mais complexos. Em uma de suas últimas atualizações o unicórnio foi inserido. E de repente você pode estar se perguntando a razão disto.

Quando Aileen Kee, fundadora da Cowboy Ventures, lançou a figura mitológica do unicórnio para

caracterizar startups com características bastante especiais, dificilmente imaginou que a simbologia viraria febre, pelo menos nos Estados Unidos.

 O Cowboy Ventures ajuda as empresas de tecnologia de semente a crescer. Procurando apoiar fundadores excepcionais que estão construindo produtos que “re-imaginam” o trabalho e a vida pessoal em mercados grandes e crescentes. A chamada de “Vida 2.0”. Trata-se de uma comunidade de fundadores, membros da equipe e conselheiros que se apoiam para compartilhar lições aprendidas e criar produtos que milhões de clientes adoram usar.

 O termo “unicórnio” passou a ser usado com muita frequência nos veículos de informações como “The Wall Street” e “The New York Times”.

Duas palavras lideraram a revolução empreendedora de tecnologia: inovação e risco. É fato que o computador, a internet, o GPS, o telefone celular e o chip revolucionaram a forma como vivemos. Empresas comandadas por empresários de inovação transformaram drasticamente cada setor da indústria, ultrapassando antigas líderes de mercado por quase um século. A IBM, por exemplo, em apenas duas décadas, ficou às sombras de uma startup. Startup que hoje todos conhecemos muito bem, nossa queridinha Apple. Além de deixar a IBM pra trás em 2015, a Apple atingiu a posição de maior valor de mercado no mundo. E, por incrível que pareça, em 2016 conseguiu ser superada por outra que há pouco era considerada uma startup: o Google, sob o nome de Alphabet.

Google e Apple são hoje conhecidas popularmente por todos nós, mas na cola dessas consolidadas marcas estão as atuais expoentes do Clube dos Unicórnios: Uber, Airbnb, Snapchat, Dropbox, Pinterest, Spotify e outras bem menos conhecidas. São consideradas unicórnio as empresas que estão no mercado hão menos de uma década, estão avaliadas acima de US$ 1 bilhão, ainda são companhias privadas e estão transformando o mercado em que atuam, reinventando esses ambientes e tendo um impacto enorme na economia real.

Agora deu para entender por que o unicórnio de um bilhão de dólares faz parte da rotina de boa parte das pessoas e mensagens diárias? Está explicado porque para onde olhamos vemos sempre a imagem deste ser, que tem movimentado milhões dentro do nosso pais.