Como gerenciar minha equipe

Como gerenciar minha equipe

 Já é do conhecimento de todos que hoje não funciona mais aquele método de chefia antigo onde uma pessoa manda e as outras obedecem. Liderar uma equipe vai muito, além disso, é preciso criar nas pessoas o desejo de alcançar os objetivos da empresa.

O espírito de equipe precisa estar presente em todos, com o mesmo desejo de entregar a empresa o seu melhor trabalho e ajudar no que for preciso para o crescimento do conjunto.

 Uma boa liderança tem esse poder de unir as pessoas, mesmo que com suas diferenças pessoais, para chegar ao resultado final, o sentimento precisa ser de parceria onde cada um faz sua parte formando um único resultado.

 Para isso acontecer à mudança deve começar pelo líder da equipe, é preciso ser simpático e aberto a opiniões e demonstrar empatia com situações apresentadas pelos funcionários.

 Em primeiro lugar o líder precisa ser o exemplo, chegar sempre no horário, ser educado com todos, mostrar seriedade no desenvolvimento do projeto, evitar resolver problemas que sejam externos à empresa, o seu foco é o incentivo para os empenhos dos demais.

Também é necessário manter um discurso e postura de otimismo e de motivação, um líder desmotivado interfere na motivação e produtividade dos outros membros e consequentemente nos resultados apresentados.

Trabalhar em equipe é unir várias formas de pensar.

 Um ponto muito importante é conhecer as habilidades, a personalidade e pontos fracos de cada membro de sua equipe, isso facilita sua decisão na hora de delegar alguma tarefa, pois você já sabe quem são as pessoas que vão desenvolvê-la da melhor maneira possível.

 É preciso que o líder defina metas para a equipe que sejam capazes de serem cumpridas, de preferência desenvolver essas metas em conjunto com todos os envolvidos para evitar que sejam criadas metas intangíveis, e deixa claro que todos conhecem as metas e por isso devem trabalhar para alcançá-las.

 As metas precisam ser modificadas de tempos em tempos para garantir que se adequam aos novos projetos e para criar um novo fôlego de esforços para alcançar esses novos objetivos. Não se deve estabelecer muitas metas, 4 são suficientes para o colaborador não perder o foco.

 Desenvolver novas estratégias de trabalho é sempre um bom plano, caso você não saiba como fazer isso reúna a equipe e tente desenvolver isso em conjunto, aceite testar novas ideias. Caso não funcione opte por um profissional especializado para dar essa consultoria.

 Trabalhe em plano de recompensas para os destaques do projeto, lembrando que esse reconhecimento não deve diminuir outros membros, caso contrário às bonificações podem causar inveja e intrigas entre a equipe.

Aprenda a ser um bom líder e manter sua equipe unida.

Um bom líder precisa ter habilidades para julgar problemas entre membros da equipe de forma imparcial, não é bom que a pessoa a frente se mostre com mais afinidades com alguns e não com outros, mesmo que isso exista é preciso que não seja óbvio para todos.

Liderar não é uma tarefa fácil, você será criticado e questionado muitas vezes, mas mantendo o espírito de equipe e de que os colaboradores são tão importantes quanto você e que suas opiniões são ouvidas o trabalho se torna bem mais fácil e flui de maneira orgânica.

Além de algumas funções importantes, um líder precisa gerenciar sua equipe.
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