Conheça a nova função do Instagram que vai fazer suas vendas decolarem!

A ideia inicial do app pode ser até ter sido apenas o compartilhamento de fotos em tempo real com amigos – mas as marcas viram uma oportunidade muito maior. A chance de se comunicar com seus consumidores através de imagens lindas em seus momentos de distração.

Há inúmeros casos de sucesso de marcas de roupas e acessórios que começaram expondo seus produtos por ali e usaram o aplicativo como canal de vendas.

 

A adaptação do Instagram para compras via mobile

Foi por entender esse fit incrível com empresas B2C, que o aplicativo tem se adaptado para servir cada vez mais essa fonte de faturamento. Pois é, o Instagram tem encontrado maneiras de se tornar cada vez mais um meio de ajudar usuários a encontrar os produtos de seu interesse e vice-versa - e as mudanças no seu algoritmo indicam exatamente isso.

A última função veio para otimizar o incentivo à ação do usuário através de tags com informações sobre os produtos como descrição e preço logo em cima da foto. As informações sobre o produto apenas vão aparecer quando o usuário tocar na imagem.

Olhe como isso fica para o usuário? Aí está um exemplo do perfil da marca de roupas e acessórios Amaro, uma das pioneiras no uso desta função.

 

Ícone no perfil da marca

O perfil da marca fica assim, com os ícones de sacolinha em cima das fotos que possuem essa opções de direcionamento de compra,

Ícone na timeline do usuário.

 
Na timeline do usuário é possível ver uma versão um pouco maior da tag no canto inferior esquerdo.

Ao clicar, o usuário é direcionado para o link do produto no site.

 
Na página do produto, o usuário conta com mais informações sobre ele e pode selecionar detalhes como tamanho e cor antes de finalizar o pedido.
 

Brasil: um mercado extremamente ativo em redes sociais mobile

Essa função de redirecionando de compra já existe nos Estados Unidos há mais de um ano, mas apenas recentemente foi lançada para os outros países que mais possuem usuários do aplicativo no mundo. E adivinha só: o Brasil está no topo da lista entre os países com maior número de usuários ativos, perdendo apenas para os EUA!

Somos cerca de 50 milhões de usuários ativos. Isso quer dizer que o aplicativo faz parte da vida de 24% da população Brasileira!

Além do Brasil, outros 7 novos países receberam essa nova função: Canadá. Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha e Austrália.

Como usar a nova função de venda do Instagram no seu perfil comercial

Se você trabalha com um produto que já faz certo no Instagram, imagine só o quanto a sua taxa de conversão pode aumentar com o uso dessas tags que aparecem exatamente em cima dos seus produtos e redirecionam para o CTA desejado? Definitivamente é o momento de entrar no aplicativo e testar a nova função com a sua audiência.

Para isso a própria, a própria rede social descreveu os passos necessários, que, em resumo, são:

  1. Habilite as compras dentro do seu perfil.
  2. Depois de selecionar, editar sua foto e adicionar uma legenda, toque em Marcas Produtos na Tela Compartilhar
  3. Toque nos produtos para os quais deseja incluir tags.
  4. Digite os nomes dos produtos e os selecione conforme aparecerem na caixa de pesquisa.
  5. Toque em Concluir.
  6. Toque em Compartilhar.
Assim como as tags de marcação de amigos, as tags de produtos também podem ser incluídas após a publicação da foto! É só selecionar e editar a foto (mesmo processo de taggear amigos). Para uma descrição mais aprofundada, confira a própria descrição do Instagram. É hora de potencializar ainda mais as vendas nas suas vitrines digitais: as redes sociais! E o Instagram tem se mostrado uma das vitrines mais interessantes quando o assunto é comércio B2C. Ainda assim, é importante que mantenha seu foco no seu próprio território e não se deixe levar com as oportunidades de boas vitrines alugadas por aí. Afinal, como já mencionamos diversas vezes, os algoritmos e as regras das redes sociais podem mudar quando você menos espera.

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