gerenciamento financeiro entenda como funciona

gerenciamento financeiro entenda como funciona

O gerenciamento financeiro é um dos setores mais importantes de uma empresa, afinal toda empresa tem como objetivo gerar lucros. Não é possível gerar lucros se não houver um planejamento de uso de todo o dinheiro que entre em caixa e todo dinheiro que sai.
Para garantir que os gastos e lucros sejam feitos de forma organizada e da melhor maneira possível é preciso ter pessoas responsáveis por esse setor, o gerenciamento financeiro.
Antes de iniciar qualquer projeto uma empresa define prazos, equipe envolvida no desenvolvimento e os custos. Nesses custos precisam ser incluídos custos fixos e variáveis, possíveis gastos extras e o lucro.
Os custos fixos são aqueles que independente do projeto você terá todos os meses, aluguel, pagamento de funcionários, luz, IPTU, etc.
Os custos variáveis são aqueles que variam de acordo com desenvolvimento do projeto, mais material necessários para desenvolver o produto final de forma eficiente, possíveis viagens, etc.
Possíveis gastos extras são para eventuais problemas que possam surgir no meio do processo, ou o cliente resolver acrescentar algo ao produto.
E o lucro deve ser definido de acordo com as metas e valores previamente definidos pela empresa.
É muito difícil antes de iniciar um projeto definir seu custo total e por isso devem haver pessoas controlando os gastos a todo tempo para garantir que não está havendo desperdícios.
Com todas essas questões fica fácil de uma empresa perder o controle de gastos, podendo assim chegar a falência por não conseguir gerir seus bens de maneira correta.

 

Um bom gerenciamento financeiro segue alguns passos:

–  Planejamento: Antes de iniciar qualquer projeto, por menor que ele seja é preciso planejar, baseado nos dados de gastos, quanto pretende gastar no total do projeto e acrescentar uma margem de erro.

–  Definir Metas: Para garantir o cumprimento do planejamento é preciso que haja metas para a realização do projeto, quanto mais tempo em um mesmo projeto mais dinheiro perdido, a cada meta alcançada faça o devido registro e acompanhe se a evolução está dentro do esperado.

–  Tenha suporte profissional: Caso sua empresa não tenha um contador é indicado que você busque a ajuda de um profissional para ajudar a organizar todas as despesas evitando multas e cortes.

–  Conheça todos os gastos da empresa:Todo dinheiro que entra e sai deve ser contabilizado, mesmo que seja para comprar um café ou folhas para impressora. Também as receitas e contas a pagar precisam sempre ser anotadas, assim você ganha mais experiência e aprimora a qualidade do seu serviço para os próximos projetos.

–  Para funcionar de maneira satisfatório o setor financeiro da empresa precisa conversar com os demais setores e sempre ser atualizado sobre novidade quanto a prazos e gastos. Dessa forma as chances de erros e prejuízos são minimizadas.

–  Estabeleça prioridades: Verifique onde a sua empresa está errando, se será preciso repensar em alguns projetos e buscar ter mais pontos positivos com seus clientes.

Está precisando de ajuda para gerenciar sua equipe? Trabalhamos com as melhores ferramentas do mercado,entre em contato com PlanWeb e conheça a melhor solução para o seu negócio.
Entre em contato agora com a nossa equipe e confira!

Os comentários estão encerrados.