O objetivo do Google Assistente, é ajudar a fazer as coisas acontecerem.

 

Ocorre, que boa parte de fazer as coisas acontecerem depende de uma ligação telefônica. Talvez você queira agendar uma troca de óleo ou marcar com um encanador durante essa semana ou até mesmo marcar uma hora no salão. O Google está trabalhando muito para ajudar seus usuários em momentos como este.

Muitos negócios de fato dependem de uma ligação; nos Estados Unidos, 60% dos negócios têm um sistema online de agendamentos, então ainda existem empresas que tem a necessidade de uma ligação. O Google acha que a inteligência artificial pode ajudar nesta questão.

De repente você quer que o Google marque um corte de cabelo para terça entre 10 e 12h. O que acontece é que o Google Assistente faz ligações para você automaticamente, de uma maneira que a outra pessoa se quer perceba que está falando com um robô. É algo fantástico, que vimos apenas em filmes de ficção cientifica.

A tecnologia empregada está sendo estudada há muitos anos, é chamada de Google Duplex. Reunindo todos os investimentos dos últimos anos, para entendimento de linguagem real, aprendizagem profunda e pronuncia de texto.

O assistente pode lhe enviar uma notificação de confirmação de que seu compromisso foi agendado.

Em uma apresentação feita pelo Google, foi dado mais um exemplo em que o Assistente quis marcar um horário, num restaurante pequeno, em que talvez não seja tão fácil fazer um agendamento online. O assistente fez a ligação e ela discorre de maneira inesperada onde quem atendeu não entende o que foi solicitado imediatamente, então, o Assistente consegue compreender e interagir de maneira adequada. Foram feitos vários testes e a empresa tem muitos exemplos de ligações que não vão bem como o planejado, mas o Assistente entende o contexto, os detalhes. Ele soube inclusive perguntar por tempo de espera e como lidar bem com a conversa.

A empresa diz que ainda está desenvolvendo esta tecnologia e trabalhando duro para fazer tudo funcionar direitinho. Conseguir a usabilidade do usuário e atender às expectativas de ambos, usuários e empresas. Feita corretamente, isso economizará muito tempo para as pessoas e gerar muito valor para os negócios. O trabalho é para que funcione de forma segura quando mais for necessário.

Um outro exemplo: em uma rotina apressada de manhã, seu filho está doente e você quer ligar para marcar uma hora no médico, a promessa do Google é que eles estão tralhando duro para fazer isso funcionar direito.

Há um caso mais direto em que poderá ser usado o quanto antes, por exemplo, as muitas pesquisas que os usuários do Google fazem diariamente em que as pessoas querem saber os horários de abertura e fechamento dos negócios, mas fica complicado durante feriados e as empresas recebem muitas ligações.  Então o Google fará apenas uma ligação e disponibilizará a informação para milhões de usuários.

Para os apaixonados por tecnologia, vem muito mais novidades por aí. E para ficar por dentro de todas elas curta a nossa página Planweb Interativa.