Que Estratégia Você Tem Usado Para Alcançar Seus Sonhos?

 Vamos começar pela DEFINIÇÃO:

Marketing pessoal é uma ferramenta usada para promoção pessoal de modo a alcançar o sucesso. É uma estratégia usada para “vender” a imagem, e influencia a forma como as outras pessoas olham para quem a utiliza. … O marketing pessoal capacita a pessoa a alterar a sua postura, imagem e conduta.

Branding é a gestão de uma marca. Todo o trabalho realizado com o objetivo de tornar a sua marca mais conhecida, mais desejada, mais positiva na mente e no coração dos seus consumidores. Envolve desde a concepção da marca até as ações cotidianas de marketing da empresa.

Branding Pessoal é o mesmo que gestão da marca pessoal e tem por objetivo construir uma marca que se destaque no mercado. Já marketing pessoal vai ajudar a construir sua marca, definindo quais são as estratégias ideias para o sucesso profissional e pessoal.

 

Você já possui um plano de marketing?  Ou melhor, você tem um plano estratégico de marketing para construção da sua marca pessoal?

Marketing é a ciência que estuda as necessidades e desejos de uma determinada demanda no mercado, com o objetivo de oferecer produtos e serviços que os atendam. É entender o que as pessoas querem, identificar seus desejos, necessidades, e ver o que a empresa ou pessoa pode fazer para supri-las.

As estratégias de marketing focam em otimizar as ofertas para que sejam o mais bem-sucedidas possível em determinado mercado. Assim, estratégias bem planejadas alavancam o sucesso de produtos, serviços, empresas. Quanto mais consistente e alinhado com o mercado, maiores as chances de sucesso de um plano. Não basta apenas que o produto seja bom, ele precisa estar alinhado com as necessidades de mercado para ter sucesso.

Assim como no marketing de qualquer produto ou serviço no mercado, o marketing pessoal também precisa de estratégia.  O seu principal produto é você, no entanto, uma grande parte dos profissionais passa a vida sem traçar um planejamento de carreira consciente e consistente buscando alcançar metas pessoais. Mesmo que você tenha um objetivo bem definido para a sua carreira profissional, sem um plano, ele tem poucas chances de se realizar.

O planejamento de marketing pessoal é equivalente a qualquer planejamento de marketing, aplicando-se a mesma metodologia ao produto “você”. Você conhece o seu ambiente? Mercado? Clientes? Concorrentes? Todo produto é composto de conteúdo (produto ou serviço em si), embalagem e marca. Você conhece bem o seu produto? Você tem marca pessoal? Como é a sua “embalagem”? Quais são as suas características principais?

Após analisarmos o ambiente e produto, precisamos avaliar as nossas competências e os cenários possíveis para podermos escolher as melhores estratégias de atuação. O instrumento que nos auxilia a fazer isso nos planos de marketing é a matriz SWOT (forças, fraquezas, ameaças e oportunidades) – ela é essencial para compreendermos o contexto estratégico do seu produto. Você sabe quais são as suas forças pessoais? E fraquezas? Você já fez uma análise de cenários avaliando ameaças e oportunidades? Qual é a sua situação? Como você pode usar as suas forças para aproveitar as oportunidades do mercado e se defender das ameaças? O que você pode fazer para amenizar as suas fraquezas?

Há vários sistemas e ferramentas que poderão ajudá-lo nessa etapa, assim como cursos elivros. A Análise SWOT, que propõe um estudo do cenário externo e da realidade interna de uma organização como base para o planejamento estratégico. Esse sistema teria sido desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada por Albert Humphrey na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, calcado em dados da revista Fortune sobre as 500 maiores corporações. Essa análise é boa para definir que ações estratégicas você adotará, porque permite conhecer os fatores favoráveis e desfavoráveis que serão enfrentados.

O termo SWOT é um acrônimo em inglês de Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). De fácil aplicação tanto na vida pessoal quanto profissional (carreira, empresa, produtos, serviços e equipes), esse sistema tem por objetivo verificar o ambiente interno, composto pelos itens forças e fraquezas, e o externo, relacionado às oportunidades e ameaças. No contexto pessoal, podemos falar em qualidades e defeitos, no plano interno, e em facilidades e dificuldades, no plano externo. Para saber como essa ferramenta pode ajudá-lo, responda às perguntas a seguir:

 

Pontos Fortes

  • O que você (sua empresa, produto, equipe) faz bem?
  • Que recursos especiais você possui e pode aproveitar?
  • O que você tem de diferente dos outros? Como e onde pode aprofundar seus diferenciais?
  • O que as outras pessoas acham que você faz bem?
  • Em que tipo de atividade você se sai melhor?

Pontos Fracos

  • Quais são seus defeitos?
  • O que precisa melhorar?
  • Em que aspectos você é menos capaz ou qualificado que a média?
  • Que mudanças pode fazer para melhorar?
  • Que qualidades tem para compensar as fraquezas?
  • É possível contratar alguém ou utilizar alguma ferramenta para compensar suas fraquezas?
  • Quais são as características (defeitos, fraquezas, vícios, problemas) que geram mais reclamações a seu respeito?

Ameaças

  • Quais as dificuldades externas que atrapalham seus planos?
  • Que acontecimentos ou circunstâncias podem lhe prejudicar?
  • Quais são os problemas externos que você pode solucionar ou, pelo menos, minimizar?
  • Quais as estratégias e diferenciais para se adaptar de modo a superar as dificuldades?

Oportunidades

  • Quais são as oportunidades externas que você identifica?
  • O que pode fazer por você, pela empresa, pelos clientes e que pode servir como oportunidade?
  • Quais as circunstâncias que podem ajudá-lo?

 

Combinando-se o produto com o seu preço, praça e comunicação (promoção) obtemos as estratégias variadas para se alcançar objetivos distintos. Qual a melhor combinação de produto, preço, praça e promoção para você? Como você se apresenta? Qual é o seu conteúdo? Que plataformas você usa para se promover? Você tira proveito do ambiente digital?

Essas são  questões que precisam ser respondidas para traçar um plano de marketing pessoal. Desenvolver esse planejamento e cuidar da marca pessoal são ações essenciais, pois da mesma forma que os produtos e serviços produzidos e oferecidos por empresas podem ser lançados, substituídos ou descontinuados, o mesmo pode acontecer com você!

Lembre que você é o gestor nesse processo, portanto as estratégias de marketing pessoal bem feito farão a diferença na construção de uma marca pessoal diferenciada no mercado.