O Marketing Digital, baseado nos conceitos do Growth Haking

O Marketing Digital, baseado nos conceitos do Growth Haking

O que as empresas de sucesso vêm desenvolvendo para ter um crescimento gigantesco através marketing Digital baseado nos conceitos do Growth Haking.

Oque é:

Este é um termo cunhado por Sean Ellis para a seguinte definição: “Marketing orientado à experimentos”. É na verdade encontrar oportunidades/brechas (hacks) para o sucesso e criar estratégias especificas visando resultados rápidos para o crescimento (growth) da empresa. Não são apenas as startups ou grandes empresas de Marketing que se utilizam desta estratégias.
Expressões como Grouth Hacking ou Grouth Haker tem sido utilizadas no mundo digital, no empreendedorismo e você já pode ter visto ao ler alguma história de sucesso de grandes empresas. Não há uma tradução literal em Português. Na verdade refere-se à busca por uma brecha ou oportunidade, onde “gatilhos” são utilizados que ao serem acionados, promovem crescimento acelerado.
A palavra “Hacker”, na expressão Growth Hachker muitas vezes pode causar uma má impressão; pela associação àqueles que buscam brechas no sistema, para roubar informações e alterar dados. Neste caso, é usada para referir-se àqueles que se tornam especialistas em Grouth Hackin. Sean Percebeu que ao sair das empresas por onde passava, elas deixavam de aplicar os conceitos e com isso havia uma estagnação ou o crescimento voltava a ser baixo. Foi então que ele sentiu a necessidade de desenvolver profissionais para dar continuidade ao trabalho que ele havia implementado.
Este profissional precisa entender muito bem de processos, metodologia de experimentos, tecnologia e acima de tudo, psicologia do consumidor. Na verdade não se trata de uma profissão propriamente dita, mas sim uma forma de pensar e os que mais se encaixam neste padrão são da área de marketing.
É necessário entender como as pessoas pensam durante jornada da compra, o que as motiva a comprar e suas reações, este é o real desafio do Growth Hacker.

Existem mitos circulando entre eles temos:
-Growth Hackin é mágica.
Não! Todo processo exige ciência e estudo do ambiente a ser implantado utlizando o Marketing. Na Verdade o conjunto de “pequenos hacks” somados garante crescimentos tão expressivos.
-Growth Hakin é antiético.
Também não! Como citado a cima, pode haver uma associação de termos, mas a palavra “hack” pode ter muitas traduções e a que mais se encaixa é “brecha”… Uma brecha para buscar uma oportunidade. É sentir a dor do mercado e achar uma solução para ela usar oportunidades que podem estar escondidas. É uma busca por pérolas.
-Grouth Hacking exige conhecimento profundo em programação.
Isso não é uma regra. Se a programação se fizer necessária, um programador poderá fazê-lo. Por isso as empresas muitas vezes possuem em sua equipe um ou mais programadores. O importante na verdade é o Gowth ter conhecimento de tecnologia de possibilidades, novidades e de maneira geral, como as coisas funcionam.

Exemplos que derem certo:

Facebook
Os perfis do Facebook na verdade foram criados inicialmente para universitários, e quando seu uso foi liberado para todos os usuários, como é hoje, o grande desafio passou a ser: como continuar interessante?
Atualmente ele tem 1,7 bilhoes de usuários ativos e boa parte desse sucesso, deve-se a mentalidade de Grouth Hachkin que foi usada desde o seu primeiro dia. Foi através de analises como, quando um usuário adiciona 7 amigos nos primeiros 10 dias, ele tem mais possibilidades de permanecer um usuário ativo. Outro hack é quando o Facebook pede para sincronizar sua agenda, com isso ele acaba procurando sugestões de amizade para você. Outra possibilidade é quando o seu amigo, sugere contatos assim que a pessoa entra na rede.

Linkedln
A empresa crescer de 2 milhões para 200 milhões de usuários ativos na utilização de hach. A mudança implementada foi a criação de perfis públicos que podem ser visualizados por pessoas que não estavam cadastrados. Quando uma pessoa procurava um nome no Google aparecia o perfil do LinkendIe dessa pessoa. O mesmo acontecia com empresas. Provavelmente para chegar a esta conclusão, foi observado que as pessoas procuravam no Google seus novos contatos profissionais e as empresas onde eles trabalham.

Quora

Este é um site de perguntas e respostas. Onde as pessoas criam seu perfil, fazem perguntas e recebem as respostas de usuários de todo mundo. A grande preocupação no entanto era como fazer com que as respostas fossem de fato de qualidade e verdadeiros.
A grande sacada da empresa, foi que empresa direcionou seus esforços à aquisição de usuários com autoridade e reconhecimento seus meios.
quando as pessoas perceberam que o site era sério, o site passou a ser reconhecido com uma grande fonte conhecimento e ponte entre interessados em mesmo assunto.
Detalhe: os dois fundadores são ex-funcionários do Facebook, ou seja, a empresa já nasceu com uma mentalidade de Grouth Haking.

Agora que você já sabe um pouco maios sobre Growth Haking, já poderá olhar sua empresa com outros olhos e analisar, como pode expandir seus negócios, embasado nesta ciência.