O que significa Leads e para que serve?

O que significa Leads e para que serve

O que significa Leads e para que serve

Quando se está iniciando um projeto de marketing em uma empresa é comum ter dificuldade de compreender todos os termos que são usados e isso dificulta o entendimento de todo o conceito.
Um dos termos mais usados, quando se trata de marketing virtual, são os leads e como conquistá-los, isso porque os leads são parte do processo de captação de novos clientes.
Os leads são pessoas que demonstram algum interesse no seu produto e que pode se tornar um cliente.
Uma das características de um lead é o interesse no produto e o fato dessa pessoa disponibilizar contatos para que sua empresa possa manter algum tipo de comunicação, seja de ofertas, alguma novidade ou novos conteúdos na página.
É importante diferenciar os leads daqueles que são simples visitantes, os visitantes são aqueles que entram na sua página, acessam os conteúdos e saem, já os leads demonstram ter um interesse maior e fornecem informações.
Enquanto os visitantes estão no topo do funil os leads estão no meio do funil, essa diferenciação é importante pois a forma como cada um deve ser abordado é diferente. O visitante é sempre um lead em potencial.
Para alcançar novos leads você precisa de iscas virtuais, ou seja, ebooks, artigos de conteúdo relevante ou promoções. Com essas iscas você consegue que aqueles visitantes que têm real interesse no seu negócio se tornem leads.
Para transformar os leads em clientes requer contato de um vendedor ou consultor através dos meio fornecidos no cadastro presente na sua página. O constante contato aumenta as chances desse lead se tornar um cliente.
O vendedor precisa de ferramentas para conseguir organizar esses contatos de leads, é imprescindível que ele tenha controle dos contatos que já fez e qual a postura desses clientes.
Para isso a PlanWeb tem um sistema de CRM que faz toda a parte de gestão dos contatos, a PlanWeb controle permite que o vendedor tenha todos os nomes dos clientes separados em etiquetas e permite ser adicionados comentários e documentos.
Isso tudo para evitar que o vendedor repita o contato com um mesmo cliente ou que perca algum interessado por não ter anotado da forma correta quais as suas solicitações. A organização transparece aos clientes e gera mais confiança no trabalho da sua empresa.

Para que serve um lead?

 

O lead é a pessoa que demonstrou interesse em  conhecer mais sobre seu negócio então seu foco de venda deve estar nesse possível cliente, as chances de vender um produto para alguém interessado é bem maior do que convencer outra que está apenas curiosa sobre o assunto.
Com esse contato que você conquistou é que o processo de venda vai continuar, seja por email ou telefone o importante é manter um contato com esse lead. A captação do lead é o primeiro passo para realizar uma venda.
Depois de conseguir converter o visitante em lead é hora da equipe de vendas entrar em ação e conseguir finalizar a venda e assim convertê-lo em um cliente.

 

Como conseguir mais leads:

A conquista de um lead se dá quando o visitante fornece informações na página de uma empresa, sabendo disso fica mais fácil pensar em maneiras de captar novos leads, as mais usuais são:

  • Produção de Ebooks:

Os ebooks são uma forma de o visitante ter acesso a um material mais completo sobre determinado tema, esse tema é sempre voltado para o tipo de serviço ou produto vendido pela sua empresa.
Para ter acesso à esse ebook é solicitado que ele preencha um cadastro onde ele irá fornecer alguns dados como nome completo, email, telefone.

 

  • Ofertas e promoções:

Outra forma de atrair novos leads é através de promoções ou ofertas exclusivas para quem tem cadastro na página, isso é muito atrativo pois atrai também muitos visitantes que não tem interesse em realizar compras, apenas querem participar das promoções.

Se você tiver uma equipe de vendas bem preparada ela consegue converter esses leads mais difíceis em clientes sem problemas.

 

  • Conteúdos de qualidade:

Empresas que oferecem serviços de publicação de conteúdos se tornam muito visitadas se esses conteúdos forem de qualidade, isso melhora seu rankeamento no Google e aumenta a visitação.

As chances de conversão de leads pode parecer menor nesse caso mas o mais importante aqui é que esse lead normalmente são pessoas com interesse maior em realizar a compra, isso facilita na conversão a cliente.

 

Se você ainda acha que tudo isso parece muito complicado, procure a http://planweb.com.br/sites/ e conheça nossos serviços.