O que influencia o consumidor na hora da compra?

 

O que determina o comportamento de um cliente na hora de fechar um negócio.

O Processo bem estruturado é de suma importância na hora da venda. E este processo depende em grande parte de conhecer o consumidor.

Para ter uma venda satisfatória para ambos, é necessário saber mais do que informações básicas, como onde mora e idade, é preciso entender como pensa ou o que deseja. Sua empresa não pode depender do acaso para vender, ela precisa de informações precisas a respeito de seu alvo e usar isso a seu favor.

Vender é buscar atender as necessidades do cliente com seu produto.

Agora vamos falar de alguns fatores que influenciam o comportamento do consumidor na hora da compra.

  • CULTURA

Por ser um conjunto de tudo aquilo que vivenciamos, a cultura influencia e molda nossos pensamentos e ações. Ela é determinada pelo local onde vivemos e as situações que passamos – tanto boas quanto ruins-, quem está a sua volta, entre outras coisas. Aqui não estamos nos referindo apenas a costumes de um pais, mas a cultura local, adquirida a partir da cidade ou bairro em que vivemos.

  • CLASSE SOCIAL

Este é um ponto importantíssimo, que determina como o consumidor vai se comportar diante de determinados produtos e serviços. Quanto maior a classe, os produtos “Premium” passam a entrar na lista de consumo.

Neste caso não apenas o valor é importante, mas uma abordagem correta, fará toda a diferença. Uma classe social mais baixa, produtos com apelo popular, enquanto os da classe alta abusam do senso de exclusividade.

  • INFLUENCIADORES

Os influenciadores estão nos meios de comunicação. Seu papel é formar opinião do consumidor atual. Mas nem sempre, estes são celebridades, mas também pessoas que desejam atingir um público que está a sua volta.

  • FAMÍLIA E AMIGOS

Os maiores grupos de influência na vida de uma pessoa é sem dúvidas, os amigos e a família. Pelo fato das compras online terem aumentado significativamente, a opinião de pessoas de confiança passou a ter um peso ainda maior. É quase uma regra de consumo. Por isso explorar os benefícios da solução que você está oferecendo de um modo que os familiares e amigos da persona também sejam atraídos.

 

  • IDADE E ESTÁGIO DA VIDA

A medida que envelhecemos nossos hábitos de compra mudam. Isso deixa claro, que a abordagem na hora da venda, tem que respeitar tais mudanças.

A abordagem a um jovem nunca poderá ser a mesma de um consumidor mais experiente e nem os produtos serão os mesmos.

Na verdade, os interesse, exigências e prioridades não são os mesmos e muda de acordo com a geração.

 

  • PERSONALIDADE

Cada pessoa é única, e sua personalidade é o que ajuda a definir isso.  Este é um dos fatos que jamais pode ser ignorado. É ela quem influencia praticamente tudo na vida. Escolhas da profissão, amizades, medos e ansiedades, vem tudo da personalidade.

E isso afeta diretamente no processo de venda. É de suma importância identificar o perfil do seu cliente.

 

  • ESTILO DE VIDA

O estilo de vida define com o que a pessoa gasta mais tempo. E esta é outro aspecto que diz muito sobre as necessidades e os desejos do consumidor.

Dependendo de quais são os interesses, preocupações, hábitos diários, aspirações futuras e círculo de amigos, de cada pessoa terá deferentes maneiras de observar produtos e serviços.

Para algum determinado produto é essencial, enquanto para outros, o mesmo produto é de uso esporádico.

O estilo de vida explica porque boa parte dos consumidores está disposta a gastar valores altos com certos tipos de produtos, mesmo que não sejam classificadas como consumistas, que compram por compulsão.

 

  • MOTIVAÇÃO PESSOAL

Um dos quesitos mais fortes em todos os momentos, na compra de objetos de vida, como casa, carro ou na compra de produtos de necessidade pessoal menores como alimentação, cosméticos e higiene pessoal.

Então mesmo que seu nicho não envolva diretamente algum objeto de desejo da persona, ele pode fazer isso de modo indireto, e se bem explorado esse conceito poderá ser lucrativo.

  • PRINCÍPIOS E CRENÇAS

Assim como a motivação pessoal, os princípios e crenças de uma pessoa fazem parte de um conjunto de valores que estão intimamente ligados a quem ela é.

O uso de uma campanha de marketing que não corresponda com os princípios do seu cliente pode queimar oportunidades. Então conhecer o máximo possível sobre ele é muito importante.

  • EXPERIENCIAS ENTERIORES

Se um cliente teve uma boa experiência em relação a uma marca ou produto, isso poderá trazer ótimas oportunidades, tanto na divulgação, quanto na recompra do serviço ou produto. Tudo muda dependendo do histórico do cliente