Sistema de contas

Sistema de contas

O crescimento efetivo de toda empresa é baseado nos seus lucros, existem diversos itens que avaliam e justificam o crescimento de uma empresa, mas seu melhor referencial sempre serão os ganhos.

O objetivo de qualquer empresa é ganhar dinheiro, e por isso esse é o grande parâmetro, tendo esse objetivo em mente é preciso pensar em como ganhar mais e gastar menos. Para desenvolver com efetividade essa ideia é preciso ter controle dos gastos e dos ganhos da empresa.

Não adianta ser uma empresa muito lucrativa se não é possível mensurar esses ganhos e sempre está faltando dinheiro. Por isso é indispensável ter um sistema de contas, onde serão controladas todas as transações de entrada e de saída de dinheiro.

 

Vantagens de ter um sistema de contas a pagar e receber:

 

  • Controle das receitas: Conseguindo controlar toda a verba que entra na empresa como forma de pagamentos pelos serviços ou produtos te permite conhecer como está o crescimento da empresa.
  • Controle das contas pagas: Quando as contas a pagar estão em dia e sem atrasos você evita multas e juros que são dinheiro jogado fora, também permite fazer um balanço sobre a verba que entra no caixa e aquela que sai para quitar dívidas.
  • Bom relacionamento com fornecedores: Pagando as contas em dia ou adiantado cria mais confiança dos seus fornecedores em te vender e também em muitos casos isso proporciona descontos por ser um bom cliente.
  • Bom relacionamento com colaboradores: Funcionários de empresas que pagam os salários em dia são mais motivados e empenhados a desenvolver um bom trabalho e se sentem mais satisfeitos.
  • Menos gastos: Com um controle das finanças é possível programar o pagamento das contas e o recebimento das receitas, além de conseguir entender onde estão os maiores gastos e onde é possível economizar.
  • Conhecimento da situação financeira da empresa: Com um sistema de contas é possível entender quais as estratégias estão sendo efetivas e onde é preciso melhorar para aumentar os ganhos.

 

  Como ter um sistema de contas a pagar e receber:

Você pode começar criando planilhas, uma com as contas a pagar e outra com as contas a receber, junto com o nome da empresa deve ter os valores, as datas de vencimento e uma categoria onde fiquem claro aquelas contam que se forem pagas antecipadamente geram descontos.

Se os descontos forem bons vale a pena investir uma quantia para conseguir um preço menor.

Depois das planilhas crie sistemas de alerta de pagamentos, dessa forma você evita esquecer alguma conta e acabar tendo que pagar multas, estamos falando de empresas e a quantidade de contas costuma ser bem alta e juros podem representar parte significativa da renda.

Como são diversas contas e de setores diferentes, como conta de luz, água, internet, funcionários, vale transporte, fornecedores, etc., tente sincronizar o máximo de contas possível para que possa resolver tudo de uma única vez.

Todos esses processos podem ser bem complicados de ser aplicados de repente em uma empresa de grande porte por isso conte com a assistência de quem sabe o que faz e garante a qualidade do serviço.

Se você precisa dessa ajudinha extra para ajustar a vida financeira da sua empresa

Clique Aqui e conheça mais sobre os serviços da Planweb.