Site da sua empresa – Gasto ou Investimento?

Que toda empresa precisa garantir seu espaço na internet não é nenhuma novidade, mas queremos manter a sinceridade sempre utilizada aqui e lhe dizer que se não forem tomados alguns cuidados, esse suado dinheiro que você investe no site da sua empresa não passará de dinheiro jogado fora ou então utilizado apenas para você se iludir achando que está fazendo sua parte de investimentos na internet.

Outra verdade é que a internet tem um enorme potencial e vastos recursos que possibilitam muitas vezes ótimos resultados sem a necessidade de pesados investimentos financeiros.

Mas como medir os resultados que meu site proporciona?

Os clientes estão te encontrando pelos buscadores?

Na internet é bem comentado que “site que o google não encontra, não existe!”, e isto é pura verdade. Se seu site não está aparecendo preferencialmente na primeira página quando é feita uma busca com as palavras-chave do seu ramo de negócio e cidade ou região, considere que já está passando da hora de fazer uma otimização e trabalho SEO no seu site.

Como está sendo a aceitação do site pelos seus clientes?

Tente descobrir de seus clientes se eles estão tendo uma boa experiência na utilização do site. Você pode fazer isso perguntando diretamente para eles ou identificando através da opiniões ou reclamações que surgem. Outra boa ferramenta complementar para essa ação é a análise da taxa de rejeição do Google Analytcs.

Está definido qual é o objetivo principal do site e está otimizado para isso?

Uma loja on-line (e-commerce) tem como principal objetivo fazer com que o visitante do site finalize a compra. Em um site de uma empresa prestadora de serviço talvez o objetivo principal seja convencer  o cliente a contratar um serviço. É preciso ter sempre bem definido qual é o objetivo final e trabalhar o site para isso, desde a página de entrada até à conclusão da ação pelo cliente.

Se houver alto índice de visitas com pouca permanência e conversão, é sinal que o site não está sendo eficiente na conquista e condução do cliente para a ação final que realmente importa para a sua empresa.

Respondendo essas perguntas acima e analisando esses critérios você já poderá ter uma posição e resposta se o dinheiro aplicado em seu site está de fato sendo um investimento com retorno.

Google Analytics

Uma das mais famosas ferramentas de monitoramento dos visitantes do site. Entre as principais funcionalidades estão a verificação das origens das visitas, localização geográfica, permanência no site e páginas visitadas, característica e recursos do equipamento utilizado pelo visitante, entre outras.

Aqui na Planweb, todos os sites que desenvolvemos já são automaticamente integrados com o Google Analytics para a análise e acompanhamento.

Precisa de um site? Quer saber se vale a pena o investimento? Fale com a gente agora e ganhe uma consultoria inicial gratuíta.