vendas pela internet

vendas pela internet

As vendas pela internet se tornaram um dos principais meios de aumentar os ganhos e captar clientes, a facilidade e comodidade desse meio de comércio são bem simplificadas e elimina muitos gastos possibilitando até melhores preços para o cliente.

 

O maior gasto de quem trabalha com vendas  é a verba destinada à contratação de um funcionário, aluguel de um espaço físico, conta de luz, água e tantas outras. Com um negócio pela internet você elimina todos esses meios e torna a venda um processo muito mais rápido e barato.

 

As vendas pela internet  também permitem que você alcance novos clientes, de localidades diferentes e até de países diferentes  que da forma tradicional dificilmente conheceriam e comprariam seus produtos.

 

Mas é preciso ter cuidado na hora de começar um e-commerce, não basta anunciar e pronto, algumas questões precisam ser definidas para evitar problemas, sem esses detalhes você pode acabar atrapalhando a imagem da sua empresa.

 

 Cuidados na hora de começar um e-commerce:

  • Blog:
    Para começar pense em um blog, ele será usado para postagem de artigos com temas relacionados aos seus produtos, de preferência respondendo questões comuns a todos os clientes.

 

A variedade e relevância desses conteúdos faz toda a diferença, pois é ele quem vai transformar um simples visitante em um cliente.

 

  • Site de vendas:

Pense em como será seu site, as cores, as funcionalidades que deseja, lembre-se que precisa ser algo simples de fácil acesso e que transmita todas as informações sobre sua empresa.

Pense sempre que a experiência do cliente ao conectar a sua página é um diferencial para ele optar entre fechar negócio ou buscar outro vendedor.

A apresentação dos produtos deve ser feita com clareza de maneira que não crie dúvidas de que é aquilo que ele precisa. Invista em fotos e relatos de quem já possui o produto.

 

  • Formas de pagamento:

Essa é uma etapa de extrema importância, é indispensável permitir pagamentos em cartão e boleto e até dividir o valor de compras maiores.

Existem diversas ferramentas e você precisa escolher a que atende melhor o seu perfil, escolha opções seguras para os clientes e que sejam confiáveis para você.

Conheça cada opção e procure relatos de outros vendedores que usam os métodos de pagamento online, dessa forma você evita problemas que podem atrapalhar ou até fazer você perder venda.

 

  • Formas de envio:

Essa é talvez a etapa que mais pode dar dor de cabeça, definir se seu envio será feito pelos correios ou empresas terceirizadas, cada uma tem suas vantagens e desvantagens conheça cada uma antes de escolher.

Pense também se o seu produto vai precisar de embalagem especial, ou mesmo que não precise é necessário uma embalagem que seja de acordo com sua empresa, invista em personalizados.

 

  • Interação vendedor/ cliente:

Ponto de suma importância é como será feita a interação com o cliente, criar um chat na página, disponibilizar Whatsapp, Facebook e outros meios de comunicação ajuda no trato com o cliente, demonstra preocupação em fornecê-lo uma ótima experiência  e aumenta as chances de fechar negócio.

Não basta ter todos os meios de comunicação é preciso se preocupar em responder de forma rápida, educada e eficiente cada questionamento.

 

  • Feedback pós venda:

Quando finalizar a venda não perca o contato com esse cliente, envie links dos novos artigos publicados, novidades de produtos. Dessa forma você se mantém próximo e tem mais chances de em outra oportunidade conseguir novos negócios.

Não é preciso ser pedante para manter o cliente, pelo contrário, a insistência pode fazer com que o cliente perca o interesse pelo seu negócio. Envie emails periódicos e com conteúdo que possa ser de seu interesse.

Se agora você está pensando em como conseguir tudo isso, Clique Aqui e conheça a Planweb. Uma empresa que pode solucionar essas e outras questões para que suas vendas online não se tornem uma dor de cabeça.