Você já pensou na importância do marketing para sua empresa?

 

 

A maioria das pessoas pensam que marketing está relacionado apenas com a propaganda de uma empresa, ou com a imagem que ela constrói. Mas isso não é a verdade absoluta!

O marketing tem um papel fundamental no planejamento para montar estratégias que garantam o sucesso interno e externo. Porém é uma área que às vezes é ignorada por alguns empreendedores, que acabam focando erroneamente apenas nos produtos e serviços, na gestão financeira e acabam ignorando, talvez por falta de conhecimento, esta área fundamental para a expansão da empresa no mundo dos negócios. Sempre é necessário reservar parte de seu orçamento para gerar novos negócios. Estes ignoram que vivemos em um mundo globalizado onde temos que lidar cada vez mais com concorrentes extremamente estratégicos e havidos para ficar com o mercado que é seu!

O marketing é o oxigênio dos negócios para quem tem visão à longo prazo. Ele melhora a comunicação interna da empresa através do endomarketing, também cria ações para melhorar a satisfação dos clientes, cuidar da imagem da empresa/marca.
Vamos mostrar a importância dessa ferramenta para seu negócio, explanando alguns pontos de uma maneira geral, que poderão te ajudar a compreender como implantar o marketing e obter ótimos resultadosfinanceiros.
Então vamos às definições:
De uma maneira geral:
“Marketing são os meios e métodos que uma unidade (pessoa, empresa, marca) tem para gerar valor (dinheiro, relacionamento, felicidade) em uma troca.”

Mas focando no mundo dos negócios, também devemos entender que o marketing é tudo aquilo que uma empresa pode fazer para efetuar uma venda.
Mais das definições:
“Marketing é identificar e antecipar as necessidades dos clientes e satisfazer essas necessidades de uma forma lucrativa, tanto para a empresa quanto para o consumidor.“
As duas definições acima se completam e para que seja executado  é necessario:
IDENTIFICAR – Enxergar as necessidades dos clientes e perceber como seu produto pode atingi-lo da maneira mais eficaz possível.
ANTECIPAR – Estudar o comportamento da clientela e prever como isso pode afetar futuramente, a demanda do produto.
SATISFAZER – Não apenas uma vez! Os clientes precisam sentir que os serviços prestados geram benefícios (satisfação) para ele.
LUCRATIVA – Ninguém cria uma empresa para fazer caridade! O lucro é o objetivo principal é a sobrevivência de toda empresa.

Como o marketing é muito abrangente, existem outras definições mais específicas e mais completas, mas estes já nos dão uma boa compreensão sobre esta ciência.

HISTÓRIA:
O marketing surgiu para suprir uma necessidade econômica e administrativa e não da comunicação. Ele surgiu pois as empresas precisavam entender o mercado, precisavam Estudá-lo. Mas por que? Que necessidade seria essa?
Por volta de 1830-40 ocorreu a Revolução Industrial, que foi uma mudança na forma de produzir novos produtos. Estes passaram a ser produzidos através de máquinas à vapor e linhas de produção. Houve um aumento significativo no aumento da população e a divisão do trabalho a especialização da mão de obra, o surgimento das primeiras marcas e consequentemente a concorrência.
“O Marketing visa entender as necessidades, desejos e valores de um mercado e promover a satisfação dele de forma mais eficiente e eficaz que os concorrentes. ”

A IMPORTANCIA DO MARKETING

O marketing é tão importante para o mercado pelo fato de existir competição. Melhorar o relacionamento, analisar comportamento, fazer uma análise sobre a concorrência, monitorar marca, otimizar conversão, ser Top of Mind, pesquisar tendências, planejar ações, são algumas das coisas que pode-se fazer pela empresa. É através dele que são criadas ações estratégicas para manter o fluxo de receita da empresa de forma sustentável e também garantir que a empresa se mantenha durante os próximos anos.

Como esta ciência estuda diversos segmentos do mercado, é muito comum ver o termo associado a outras palavras que acabam criando novas áreas de estudo como:
Endomarketing – Geomarketing – Marketing Digital – Marketing Viral – Marketing de Guerrilha – Telemarketing – Marketing online – Email Marketing – Marketing de Serviços – Marketing Politico – Marketing de conteúdo – Marketing direto – Mobile Marketing – Marketing Multi-nível – Marketing offline – Remarketing – Cross-Marketing – E tirando a palavra ainda temos: Negociação – Comportamento – Gamefication – Assessoria – Visual Merchandising – Experiencia de usuário – Redes Sociais – Gestão de Marca entre outros.

Muitas empresas ainda têm uma visão simplista, e acabam achando que marketing é distribuir flyers ou fazer uma propaganda. Isso é apenas uma das maneiras de publicidade que o marketing poderá utilizar para a divulgação. Estas ferramentas podem fazer parte das estratégias, mas não são sua totalidade. Na verdade investir às cegas em uma é desperdiçar recursos e ao longo do tempo pode culminar no fracasso de um empreendimento.

O marketing não é a única fonte para seu sucesso, isto depende de muitos fatores, mas ele facilitará a vida da empresa e diminui as chances de errar. Sua função é viabilizar a compreensão do mercado e implementar ações, aumentar as vendas e a lucratividade e identificar tendências para rápida adaptação.

Antes de atender um cliente é preciso entendê-lo. O marketing serve para isso. Lembre-se que o sucesso da empresa é definido por quem compra o produto e não por quem o fabrica.

É de extrema importância entender que no mercado atual, não nos é viável ficar recomeçando negócios do zero e dar espaço a concorrentes mais preparados, poderá custar o oxigênio que mantém uma empresa viva e isso pode não ter volta. Manter o oxigênio,é manter o marketing, visão do negócio, metas planejamento, e principalmente algum tipo de investimento. Isso sim vai garantir que sua empresa consiga manter-se viva a longo prazo.

O marketing exige acima de tudo criatividade. Inovar estratégias que chamem atenção do público-alvo. Ousadia, é outra atribuição necessária para um marketing de qualidade. Também é preciso entender que os erros acontecerão em algum momento e neste caso o papel do marketing é inovar; reinventar maneiras de execução de funções para os demais segmentos dentro de uma corporação.
O marketing tem uma função gerencial que precisa ser acompanhada por todos os outros setores, para que o obter o sucesso desejado. Quem estará alinhado às expectativas dos consumidores, é a área de marketing e ali é onde todos outros setores de uma empresa vem buscar informações, para alinhar-se ao curso que a empresa precisa tomar para atingir o objetivo principal que é o lucro.

 “Marketing é importante demais para ser deixado para o departamento de marketing.” David Packard

O Pensador!
É preciso pensar muito, analisar, entender, compreender e associar isto ás técnicas que cada segmento do marketing exige para o desenvolvimento de uma boa imagem, produtos satisfatórios, que fidelizam o cliente. Criar estratégias que diferenciam a marca da concorrência e oferecer sempre um atrativo a mais para ver os olhos dos clientes brilhando.

O marketing capacita a empresa a vencer adversidades e obstáculos que surgem no cenário empresarial, aumentar seus lucros, conquistar e fidelizar novos clientes.

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